União das Freguesias de Águeda e Borralha União das Freguesias de Águeda e Borralha

Santa Casa da Misericórdia de Águeda

A Santa Casa da Misericórdia de Águeda (SCMA) remonta a 12 de novembro de 1859. Inicialmente dedicou a sua atividade à Área da Saúde, no antigo Hospital de Nossa Senhora da Boa Morte, situado em Águeda, que viria a ser vendido em 1901. Em 1904 já estava parcialmente construído o atual edifício do "Hospital - Asylo Conde de Sucena.


A Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda resultou duma doação do casal Breda da casa deles e dos terrenos, localizados em Barrô, à Santa Casa da Misericórdia de Águeda, em 5 de julho de 1987.

O início de atividade da Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda, a 28 de fevereiro de 2005, com a inauguração do "Lar Madame Breda" com o Acordo de Cooperação celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro. Revisto em 2016, atualmente com capacidade aprovada para 44 pessoas, estando abrangidos pelo acordo, para efeitos de comparticipação, 30 idosos.


A Unidade de Cuidados Continuados Dr. António Breda (UCCAB) foi inaugurada a 1 de julho de 2005. As duas respostas sociais prestam serviços a 92 pessoas. O Lar Madame Breda tem os seguintes objetivos:

- proporcionar serviços permanentes, direcionados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas;

- contribuir para o incentivo de um processo de envelhecimento ativo;

- criar condições que possibilitem preservar e incentivar a relação intrafamiliar;

- potenciar a integração social;


Direcionada para ser a residência de pessoas idosas, que por razões familiares, dependência, isolamento, solidão ou insegurança, não podem permanecer na casa delas e, também, a proporcionar alojamento em situações de permanência temporária, devido à ausência ou impedimento temporário do cuidador.


Tem como missão contribuir, numa perspetiva integrada, para o processo ativo e continuo de recuperação e manutenção global dos seus residentes, prestando mais e melhores cuidados, com humanidade e numa perspetiva de solidariedade social, de acordo com o espírito tradicional do compromisso da SCMA.


© 2025 União das Freguesias de Águeda e Borralha. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies | * Chamada para a rede fixa nacional.

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia