A ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social. fundada em 1989.
Embora recente, possui uma das mais antigas histórias do movimento associativo de deficientes em Portugal.
A Associação tem como missão a defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual, tendo em vista a sua plena integração socioprofissional.
Para o cumprimento da sua missão a ACAPO propõe-se a :
. Representar e defender os direitos e interesses das pessoas com deficiência visual perante quaisquer entidades;
. Empreender e apoiar atividades que visem promover a integridade física psíquica e moral das pessoas com deficiência visual, bem como a sua educação, habilitação, formação profissional, emprego, cultura, prática desportiva e ocupação dos tempos livres.
. Cooperar com todas as entidades nacionais, estrangeiras e internacionais que prossigam objetivos afins;
. Pugnar por uma sociedade inclusiva, promovendo junto da opinião pública a imagem das pessoas com deficiência visual dignificados pela cultura, pelo trabalho e pela participação na vida social;
. Constituir-se como centro de conhecimento em matéria de deficiência visual;
. Propor e pugnar pela efetiva adoção de medidas tendentes à eliminação das desvantagens decorrentes da deficiência visual;
. Promover o desenvolvimento e a divulgação de equipamentos e serviços que facilitem a autonomia e a igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência visual;
. Apoiar e divulgar medidas de profilaxia e cura das doenças do foro oftalmológico;
Na sua atuação a ACAPO terá em especial atenção as especificidades das pessoas com deficiência visual com outras deficiências, designadamente as pessoas surdocegas.
© 2025 União das Freguesias de Águeda e Borralha. Todos os direitos reservados | Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies | * Chamada para a rede fixa nacional.