O edifício onde se encontra instalada a sede da União das Freguesias de Águeda e Borralha situa-se no Largo Dr. António Homem de Mello, em Águeda. Este edifício tornou-se propriedade da Freguesia através de testamento de Joaquim Ferreira dos Santos, "O Conde Ferreira".
Joaquim Ferreira dos Santos nasceu no lugar de Vila Meã, atual lugar de Azevedo, na freguesia de Campanhã, arredores do Porto.
O Conde Ferreira foi um dos grandes impulsionadores da instrução pública em Portugal.
Deixou um legado para a construção e mobília de 120 escolas primárias de ambos os sexos em terras que fossem cabeças de concelhos, todas com a mesma planta e com habitação par o professor, sendo depois de terminadas entregues ás respetivas juntas de paróquia.
"Convencido de que a instrução pública é um elemento essencial para o bem da Sociedade, quero que os meus testamenteiros mandem construir e mobilar cento e vinte casas para escolas primárias de ambos os sexos nas terras que forem cabeças de concelho sendo todas por uma mesma planta e com acomodação para vivenda do professor, não excedendo o custo de cada casa e mobília a quantia de 1200 reis e pronta que esteja cada casa não mandarão construir mais de duas casas em cada cabeça de concelho e preferirão aquelas terras que bem entenderem".
Depois de ter sido a Escola Primária do Adro, passou a ser a sede da Junta de Freguesia de Águeda, no mandato de 1994 a 1997.